Pular para o conteúdo principal

Cortinas e seus estilos: Cortinas translúcidas ou "Visillos"


     Na Europa e na  America Latina conhecemos por " Visillos" (se pronuncia visijos) aquelas  cortinas feitas de tesido translúcido ou transparente feito de materiaes leves  utilizadada  como pano unico o como parte do conjunto de cortinas .  Na Europa do século XVII, os cortinados eram feitos em camadas, costume que prevalece até agora e nessa época, elas tinham  uma camada de  cortinas principaes confecionadas em tesido pesado e cores mais claros  que as paredes,   e outra composta de  cortinas brancas de seda ou musselina que deijabam   pasar a luz mais também  protegiam do sol os interiores, especialmente a mobília.
,
 1826: Visijos brancos bordados.


     Nos séculos siguentes, cortinas  de musselina  eram usados para excluir insetos e suavizar a luz, sempre na cor branca .  Outro detalhe interesante é que os "visijos" eram decorados com franjas delicadas em cores contrastantes  ou feitos de rendas em fios de algodao tesidas a mao.
S. XVII:Design de cortinas translúcidas bordadas em ouro.




 Tambem nos  leitos foram  utilizadas este tipo de cortinas , neste caso  os tesidos eran esticados , tratados com óleos especiaes , para   lograr uma apariencia traslúcida.
1900: cama inglesa e visillos na cor branca


     As inovacoes do Modernismo incorporam na arquitetura grandes janeloes e a  costume das  cortinas traslúcidas  nos cortinados foi muito comúm, assim como a diversidade de tesidos sintéticos feitos en renda com desenhos floraes , os cuaes eram  muito resistentes ao sol, práticos e baratos .  As caraterísticas especiaes dos tesidos assim como inovacoes em perfiles de aluminio com sistemas de correr a base de cordoes aportaram maior practicidade nos cortineros e cortinados.  A mediados do século XX  toda cortina charmosa tinha tres camadas: uma cortina que dejaba traspasar a luz, outra  cortina de tesido grosso forrada de blackout ou outro tesido a base de algodao  e uma sanefa . 
Art Decó:
Belas cortinas traslúcidas nos janeloes de estilo moderno.


     Hoje, as cortinas translúcidas no tratamento de janelas tem a misma funcao de tempos pasados: protecao e privacidade sim restar claridade no ambiente.   A cor depende muito da decoracao interior  e das cores da fachada   externa.  Para dar unidade  os tons  neutros como branco o bege ou cinza sao ideas.  Lembremos que um olhear desde fora fazem dos visijos parte da solucao arquitetonica no caso das aberturas como portas e janelas.  Muitas pessoas esquecem este detalhe e compram por impulso um tesido numa cor bonita para o interior mais que contrasta muito no extrior.

Cortinas leves protagonistas do cortinado comtemporaneo


Tesidos para visillos: 
     A quantidade de tesidos que temos a disposicao para confecionar os "visijos" e agora muito grande, sendo o mais requisitado  o voil  , ele tem desenhos lindos e específicos para cada espaco .  
Uma dica importante é que os tons lisos aumentan o espacio e os estampados fazem o ambiente mais pequeno.

Tipos de cortinas translúcidas:
    Estilo cafe: por seu design estos visillos sao utilizados principalmente nas áreas destinadas para cocinha assim tambem como nas cafeterias pois permiten cierta privacidade e muita iluminacao.

Cortinas estilo café


    Priscilas: e o nome designado ao desing específico das cortinas carregadas de babados nos dois panos francidos  recolhidos por abrazadeiras. utilizadas em dormitorios , salas de jantar ou na copa, fica bem na decoracao rústica.

"Priscilas" bordadas


Pricilas cruzadas 
Priscilas combinadas



Autor da pesquisa e do artigo: Ligia Montoya, Designer de Interiores, Especialista em cortinas na Costa Rica por mais de vinte anos. 

Nota importante: se for usar o texto, não esqueça de fazer referência à fonte, sua honestidade fica exposta quando reivindicamos algo que não nos pertence, valores são construídos, obrigado.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecido...

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Nest...

História das cortinas, II Parte

Cortinas plisadas no formato de colunas Designer Ruhtmann 1925.      Para as cortinas, o Século XX  traz novedades em texturas, cores, e design.  As cortinas clássicas continuam em alta nas decoraçoes  tradicionaes, inspiradas no design francés, mais as mudanças da Revolucao Industrial fizeram impulsar nao só as " Belas artes " como também o design de móveis e a decoraço de interiores onde na cor prevalecem os tons pastéis.   No Brasil,  as tendencias no design do principios do século XX sao ecléticas , pois a intençao era negar a ligaçao com o pasado portuguez, arquitetos renombrados como Oscar Niemayer participan  com suas criaçoes de projetos arquitetónicos monumentaes mudando o paisajem neoclásico das construçoes tradicionaes  atraendo o olhear do mundo para o Brasil, porem o design das cortinas continua sob  influencia europea.      Entre 1919 e 1945 o  movimiento...