Pular para o conteúdo principal

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos

Desenho clássico de Cortina de voil.


   Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por bandôs de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  Materiaes novos como o aço  deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.
   
    Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma solucao para as janelas  grandes da arquitetura moderna dos 50s .  Inspiradas no antigo oriente, chegarom para ficar no occidente e foram oferecidas no mercado  em muitos cores, seu principal funçao: control da iluminaçao e conforto térmico, forte motivo para querer uma delas em casa.
  
   Mais na frente, nos anos 60 o design orgánico toma forza, as formas remeten pétalas de flores,  golfinhos, conchas e animaes de estimaçao. Muitos designers mostran suas criaciones, aproveitando os materiaes modernos feitos de plástico como formica e piso vinílico. Cores fortes contrastan com a cor branca até entao utilizado maiormente.

1960: Cadeiras orgánicas e cortinas "plisadas"
deslizam nos trilhos com mecanismos de cordoes.

   Como aconteceu nos anos trinta com o estilo Arodinámico, mais uma vez o fascício com a tecnologia inspirou um novo estilo no final de 1970.  Apelidado de "High-tech" (Tecnnology Alto Estilo), traz no design transparencias e cromados que também sao aproveitados nas propostas de materiaes para cortinas.  Tesidos como "chintz" incorporam brilhos e as novas tencencias psicoldélicos trouxeram cores taes como magenta, amarelo ouro, fucsia e os tons  fosforecentes.

 
1974: Cortinas em desenhos psicodélicos


     Os anos 80 trouxeram uma renascensa nas soluçoes para cobrir as janelas, designers famosos no mundo da decoracao ( cama, mesa e banho assim como cortinas ) como Laura Ashley na Inglaterra e Biggie Best na Africa do Sul mostran suas criaçoes em tesidos étnicos. O uso  das persianas verticaes se fortaleze com detalhes de sanefas decorativas feitas en tesidos estampados.  O estilo "country"  faz com que  mantas, chales, babados e bordados sejam tendencia  na decoraçao de interiores.  A  industria cria tesidos "coordinados" como listras, floraes e tesidos lisos para serem utilizados nos diversos artigos decorativos como almofadas, cortinas colchas e tapetes.

   Do passado voltan os cores pasteis, assim como  tons perlados ou nacarados.  Em USA, fabricantes   antigos  como a Kirsch e a  Graber continuam inovando no design de trilhos e varoes  para satisfacer a demanda mundial. Feitos em madeira e aluminio, as suas novedades sao imitados no mundo todo.

80s: Persianas verticaes com sanefa em tons pasteis.




   O estilo  Minimalista toma conta na década dos 90.  Inspirado nos ambientes japoneses acabou com tanto detalhe do pasado, para favorecer um estilo onde "menos e mais", retoma com força a cor branca e o uso da figura retangular . 
    Esta   tendencia, que chegó para dar alivio ao estresse por meio das formas limpas e puras traz materias com as mismas caracteristicas.  Sao criados novos desenhos de persianas e cortina, rolos e romanas asim como paneles "estilo japonés" . Otra novedade sao os sistemas de trilhos motorizados, e os tesidos acrecentan  tratamentos antiácaros, antifogo e antialérgicos e também  repelem o pó.


90s: Estilo minimalista: decorar sim decorar

     A finales do Século XX o estilo Eclético clásico aproveita o uso de diversos objetos e materias mixturados para crear ambientes armoniosos. As cortinas tambem sao reinventadas para se-adaptar nestes ambientes.  Nos acessórios, abrazadeiras e punteiras tem acabamentos  cromados, ouro velho e dourados assim como um mundo de tesidos sintéticos agora associados a globalizaçao, tecnología e vida urbana acompanhan esta tendencia. 


    Na primera década do ano 2000, primordes do novo século,  motivos infanties e juveniles sao o tema no design de interiores.  Os cores contrastantes trazidos da natureza como verde kiwi, roxo berengela, vermellho cereja e o design orgánico aliando tecnologías produz o estilo "maximalista, pois ele repite a geometría do minimalismo mas transcende a rigidez dos neutros no uso da cor. Para dar simplicidade no design, as cortinas penduram de delicados e coloridos ilhoses  , só mudam os tesidos .  Pingentes brilhantes muito elaborados destacan-se nas cortinas e os varoes apresentam  acabamento em aço escobado.

      Hoje, as cortinas decoran aposentos onde ocorre nosso dia a dia e sao o reflexo de nossa personalidade.   Nao minimizan  a  importancia dos outros objetos decorativos ao contrario, a tendencia ecética no design de interiores é criar uma atmósfera integral onde estao pensados  moveis, cortinas, estofados, tapetes e outros elementos para criar um  estilo pessoal, sim esquecer os  elementos de composicao arquitetonica utilizados no design de interiores como luz, cor, textura e outros mais  .

Propuestas 2012: Design  clásico de Laura Ashley

Autor da pesquisa e do artigo: Ligia Montoya, Designer de Interiores, Especialista em cortinas em Guanacaste, Costa Rica, por mais de vinte anos.

Nota importante: se for usar o texto, não esqueça de fazer referência à fonte, sua honestidade fica exposta quando reivindicamos algo que não nos pertence, valores são construídos, obrigado.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por estar aqui, deixe-me seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

Cortinas de pregas.

   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida .  Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido. Pregas triplas arrematadas com botoes.        O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.