Pular para o conteúdo principal

História das cortinas, II Parte











Cortinas plisadas no formato de colunas
Designer Ruhtmann 1925.

     Para as cortinas, o Século XX  traz novedades em texturas, cores, e design.  As cortinas clássicas continuam em alta nas decoraçoes  tradicionaes, inspiradas no design francés, mais as mudanças da Revolucao Industrial fizeram impulsar nao só as "Belas artes" como também o design de móveis e a decoraço de interiores onde na cor prevalecem os tons pastéis.

  No Brasil,  as tendencias no design do principios do século XX sao ecléticas, pois a intençao era negar a ligaçao com o pasado portuguez, arquitetos renombrados como Oscar Niemayer participan  com suas criaçoes de projetos arquitetónicos monumentaes mudando o paisajem neoclásico das construçoes tradicionaes  atraendo o olhear do mundo para o Brasil, porem o design das cortinas continua sob  influencia europea.

     Entre 1919 e 1945 o  movimiento  Art déco faz sucesso na Europa e  traz  como diferencial dois tendencias ,  Neoclássicismo inspirada em culturas greco latinas, egipcias e da Mesopotamia, e a outra Aerodinámica baseada nas novas sensaçoes de velocidade , representadas por: linhas paralelas, figuras geométricas e natureza abstrata.  Sao estas linhas que o decorador Émille-Jacques Ruhlmann introduce nas suas criaçoes mediante cortinas plisadas com formato  de estrias, para dar idea de colunas dóricas. As cores foram nas duplas laranja e preto e azul e ouro.


Modernismo: Estilo Art Deco




"Festoon blinds" ou Romana festao
    O estilo glamouroso de Hollywood influenciou o desing no mundo todo e as cortinas siguem o mesmo padrom da moda femenina. Nos tesidos o cetim aparece nas cortinas e na ropa de cama. Uma soluçao para as janelas tipo guilhotina , comunes na arquitetura da época, foi o uso de romanas tipo "  festoons blinds" conhecidas também como "estores austriacos" feitas en tesido de   seda , linho ou renda.

   


    Na Europa, o grande designer Le Corbusier define a casa como "grande máquina de vivir", valorizando ainda mais o interionismo, tornando os espacios funcionaes. As janelas agora continuas integran o paisajem externo e as cortinas dejam de serem decorativas,  tem agora  uma funcao.


     Após a criaçao de fibras artificias e sintéticas , a produçao industrial da moda lanza ao mercado nos Estados Unidos em 1938 o "Nylon" um tesido macio, flexibel , de cores firmes que rapidamente alcanza o exito mundial . As rendas agora sao industrializadas e criadas nas grandes fábricas para uma comercializaçao masiva. Nas lojas por departamento, sao oferecidas cortinas prontas, surge assim uma nova industria na decoraçao de interiores.

  Tambem nesse pais sao patenteados sistemas de trilhos para cortinas  porem no Brasil estas tecnologías chegarom  décadas depois, cuando a industria do aluminio e desarrollada. Tesidos de algodao impressos com  flores tornaron-se populares.

Designer Ross Stewart 1936

   A Segunda Guerra Mundial cria muitas novedades, uma delas surgio da necesidade de bloquear a luz das janelas durante a noite, para que as ciudades nao foram atengidas nos bombardeios.  Foi assim que naceo o  Blackout, conhecido no Brasil como "blacaute" (bloqueo),  o cual torno-se um grande aliado no controle de luz e isolamento térmico.

Cortinas de blackout 1940
  
    As dois guerras mundiaes mudan profundamente os estilos decorativos pois a cultura social agora e outra.  Nas grandes metropolis, as pesoas pasam a morar em apartamentos e casas geminadas, entao o concepto de moradia muda por completo. A cortina é esencial para a privacidade da maior parte dos lares e sao incorporadas nos estilos arquitetónicos novos, elas pasam a serem uma necesidade primordial.

Autor da pesquisa e do artigo: Ligia Montoya, Designer de Interiores, especialista em cortinas na Costa Rica por mais de vinte anos.

Nota importante: se for usar o texto, não esqueça de fazer referência à fonte, sua honestidade fica exposta quando reivindicamos algo que não nos pertence, valores são construídos, obrigado.

 

Comentários

  1. Olá também adoro cortinas,sou costureira e estou a procura de apostilas que me ajudem a entender melhor o processo de fabricação das cortinas de voal com o bandô drapeado.Se puder me ajudar desde já agradeço.Meu email:chelitht@gmail.com.Um abraço.Michele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michele, eu aprendi no estranjeiro onde tive minha pequena empresa por doce anos, meus desenhos obedecem mais a modelos norteamericanos , mais entraréi em contato para enviar algumas ideas que no Brasil sao mais procuradas,asim como dicas de confecao. Ate agora desconheco apostilas mais compartiré minha experiencia , agora bem, tambien depende muito o tipo de varao ou trilho a utilizar pois muda o desenho . Estou para servir, so aguarda um poquinho para preparar o material e enviar por e-mail. Abraco carinhoso, Ligia

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por estar aqui, deixe-me seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

Cortinas de pregas.

   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida .  Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido. Pregas triplas arrematadas com botoes.        O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.  

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma soluc