Pular para o conteúdo principal

Pregas para cortinas. II Parte

     Pregas tipo lápiz


    O estilo mais básico de uma cortina de  pregas , tambem  o  mais simples e económica de fazer  e o tipo  lápiz ou palito.  Para sua confeccao presisaremos de  fita francidora costurada  no topo da cortina  e pronto!  Podemos pendurar en trilho simples utilizando  rodizios ou com ganchos para argolas num varao.  É uma cortina adecuada para todo tipo de tesido e por sua elegancia combina em cualquer espaco, sempre na moda cualquer um pode fazer!


Exemplo de prega lápiz ou palito

     Para uma boa amplitude  presisaremos uma quantidade de tesido  tres veces a largura da janela.  Outro detalhe, existe no mercado diferentes larguras de fita francidoura, vocé escolhe conforme o modelo porem a prega aparece mais na largura  major. 


  Cortinas de alcas.
 

     Outro  tratamento para topo de cortina  é o tipo que eu chamo alcas ou "tabs" em inglés. Sua apariencia e confecao e simples ; alem de presisar pouco tesido: dois veces a largura da janela.  Porem tem uma dificultade, ela nao corre pois seu  design é para ficar fixa num painel.   Na verdade é uma cortina muito decorativa mais pouco prática.


   Na hora de confeccionar o mandar fazer, lembre que vai aparecer o varao, assim que ele tem muito a ver na imagen do conjunto decorativo , tambem e bom lembrar que as lenguetas ou alcas deben ser folgadas e o varo debe colocarse biem acima do marco da janela,  15 cm no mínimo. Outro detalhe importante e o acabamento, o tesido debe ser encorpado, um algodao, linho ou seda sera o ideal. Ah nao esqueca,  na hora de pendurar a cortina usar a criatividade colocando adornos nas alcas como botoes, fitas, flores de fuxico, etc(veja o link tab top).

   Da uma olheada nas dobras dos  exemplos , e perceba a diferenca no visual do mesmo "tab top design".  Esqueci falar que as alcinhas podem ficar separadas a cada 15 cm e a largura de cada uma e geralmente de 5 cm. Sua altura depende muito do varao, mais uma altura de 10 cm é boa.

Dobra na alca,  tesido no fundo.
Dobra no tesido  , alca fica no fondo.










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

Cortinas de pregas.

   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida .  Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido. Pregas triplas arrematadas com botoes.        O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.  

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma soluc