Pular para o conteúdo principal

Cortinas de pregas.


   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida


Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido.

Pregas triplas arrematadas com botoes.

       O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.
 

Prega triple francesa .


 Forradas  oferecem um acabado perfeito cuando se quer o aconchego do tesido num espacio privado como o dormitorio .  Os forros podem ser de tesidos como poliéster, algodao ou blackout. Num outro postagem falaremos dos forros especificamente .  Na imagen do lado vemos o detalhe da prega  francesa ou "americana" , feita em tesido estampado blackout. Cada prega esta compuesta de tres preguinhas costuradas na parte inferior.
Prega Globet .           






























Para lograr uma apariencia chique e sofisticada na cortina  detalhe: cada prega  enche-se  com algodao ou papel seda.  O nome dela e Globet e tambem pode arrematar-se com botoes ou pinguentes .

   





    Uma informacao interesante e pouco conhecida aquí no Brasil é que as cortinas de pregas  podem ser plisadas , sim; partiendo de cada prega o tesido se plisa com  vapor.  Nos por exemplo aprendimos a facer  este trabalho a mao, mais  as grandes fábricas do mundo tem máquinas especiaes para esa finalidade e no geral entregam  as cortinas já plisadas  dentro de sacolas cumpridas e estreitas, facilitando o  estoque , transporte e instalacao.  Na verdade e uma idea muito boa se querermos lograr uma apariencia de coluna em nossas cortinas.  Este acamento pode ser aplicado  nos tesidos  decorativos revestidos de blackout, tesidos de linho , jacquares e gobelins que geralmente sao muito grossos, veja o exemplo na fotografia siguente.

Cortina  de pregas tripla ou americana  plisada .

       A vantajem deste acabamento é a sua apariencia, pois a cortina recolhe melhor ocupando menos espaco, dando aquele ar clássico de coluna decorativa feita de tesido .

       O plisado depende muito da estética que queremos lograr em nosso ambiente e do tipo de tesido , pois ao contrario dos tesidos grossos e pesados  temos tesidos leves que ficam melhor com um acabado vaporoso, mostrando a beleza do  caimento natural como por exemplo o voil e a seda e a tafetá. Vejamos a siguente imagen de prega invertida ( tres preguinhas costuradas na parte superior) onde o caimento  natural do tesido destaca sua beleza.


Cortinas de prega invertida.

Pregas duplas plisadas.








      Na imagen do lado temos um exemplo de prega dupla, conhecida tambem como borboleta, mais sutil e contemporanea. Para  caprichar o acabamento: plisado.


     




  



   Nas janelas que precisam   abrir e fechar com frecuencia, as pregas triples, duplas ou invertidas tornan-se funcionaes e sao muito praticas penduradas de trilhos ou em argolas nos varoes, seja com sistemas manuaes com cordoes , bastoes ou motorizadas.

   Outra prega muito generalizada na confecao de cortinas e a conhecida como prega macho, por sua  apariencia e  acabamento, estas cortinas sao recomendadas para paineis fixos .  Os tesidos recomendados sao aquelos de cores sólidas  e leves como seda ou voile. Tambem existe fita francedoura para facilitar o trabalho destas pregas, cada prega mide nove centímetros aproximadamente .


 Cortina em prega macho decorada com botoes forrados

Prega  femea: as  cortinas com prega femea oferecem menos volumen na sua aparencia, pois ele fica escondido na parte de atras. Igual que a prega macho, debe ser usado em janelas onde a cortina fique fixa no trilho .  A confeccao e igual a prega macho só que o frente será a prega formada por a trasera da prega macho.


Confeccao de cortina de pregas tripla ou "americana".



Para o calculo de tesido, como ja falamos,  geralmente se multiplica a largura da janela por 3 ou  3,2 ;  a altura da cortina fica por conta da largura do tesido , que geralmente tem 3 metros ou  pouco menos. A barra fica chique de 20 centimetros e as lateraes podem ser de  4 ou 5 cm .

O siguente video ( esta em inglés mais da para comprender pois as imagens sao muito esclarecedoras), mostra  a confecao de pregas americanas no estilo tradicional.















Pesquisa e texto : Ligia Montoya, Designer de Interiores

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por estar aqui, deixe-me seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma soluc