Pular para o conteúdo principal

Cortinas e seus estilos: Cortinas translúcidas ou "Visillos"


     Na Europa e na  America Latina conhecemos por " Visillos" (se pronuncia visijos) aquelas  cortinas feitas de tesido translúcido ou transparente feito de materiaes leves  utilizadada  como pano unico o como parte do conjunto de cortinas .  Na Europa do século XVII, os cortinados eram feitos em camadas, costume que prevalece até agora e nessa época, elas tinham  uma camada de  cortinas principaes confecionadas em tesido pesado e cores mais claros  que as paredes,   e outra composta de  cortinas brancas de seda ou musselina que deijabam   pasar a luz mais também  protegiam do sol os interiores, especialmente a mobília.
,
 1826: Visijos brancos bordados.


     Nos séculos siguentes, cortinas  de musselina  eram usados para excluir insetos e suavizar a luz, sempre na cor branca .  Outro detalhe interesante é que os "visijos" eram decorados com franjas delicadas em cores contrastantes  ou feitos de rendas em fios de algodao tesidas a mao.
S. XVII:Design de cortinas translúcidas bordadas em ouro.




 Tambem nos  leitos foram  utilizadas este tipo de cortinas , neste caso  os tesidos eran esticados , tratados com óleos especiaes , para   lograr uma apariencia traslúcida.
1900: cama inglesa e visillos na cor branca


     As inovacoes do Modernismo incorporam na arquitetura grandes janeloes e a  costume das  cortinas traslúcidas  nos cortinados foi muito comúm, assim como a diversidade de tesidos sintéticos feitos en renda com desenhos floraes , os cuaes eram  muito resistentes ao sol, práticos e baratos .  As caraterísticas especiaes dos tesidos assim como inovacoes em perfiles de aluminio com sistemas de correr a base de cordoes aportaram maior practicidade nos cortineros e cortinados.  A mediados do século XX  toda cortina charmosa tinha tres camadas: uma cortina que dejaba traspasar a luz, outra  cortina de tesido grosso forrada de blackout ou outro tesido a base de algodao  e uma sanefa . 
Art Decó:
Belas cortinas traslúcidas nos janeloes de estilo moderno.


     Hoje, as cortinas translúcidas no tratamento de janelas tem a misma funcao de tempos pasados: protecao e privacidade sim restar claridade no ambiente.   A cor depende muito da decoracao interior  e das cores da fachada   externa.  Para dar unidade  os tons  neutros como branco o bege ou cinza sao ideas.  Lembremos que um olhear desde fora fazem dos visijos parte da solucao arquitetonica no caso das aberturas como portas e janelas.  Muitas pessoas esquecem este detalhe e compram por impulso um tesido numa cor bonita para o interior mais que contrasta muito no extrior.

Cortinas leves protagonistas do cortinado comtemporaneo


Tesidos para visillos: 
     A quantidade de tesidos que temos a disposicao para confecionar os "visijos" e agora muito grande, sendo o mais requisitado  o voil  , ele tem desenhos lindos e específicos para cada espaco .  
Uma dica importante é que os tons lisos aumentan o espacio e os estampados fazem o ambiente mais pequeno.

Tipos de cortinas translúcidas:
    Estilo cafe: por seu design estos visillos sao utilizados principalmente nas áreas destinadas para cocinha assim tambem como nas cafeterias pois permiten cierta privacidade e muita iluminacao.

Cortinas estilo café


    Priscilas: e o nome designado ao desing específico das cortinas carregadas de babados nos dois panos francidos  recolhidos por abrazadeiras. utilizadas em dormitorios , salas de jantar ou na copa, fica bem na decoracao rústica.

"Priscilas" bordadas


Pricilas cruzadas 
Priscilas combinadas



Autor da pesquisa e do artigo: Ligia Montoya, Designer de Interiores, Especialista em cortinas na Costa Rica por mais de vinte anos. 

Nota importante: se for usar o texto, não esqueça de fazer referência à fonte, sua honestidade fica exposta quando reivindicamos algo que não nos pertence, valores são construídos, obrigado.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

Cortinas de pregas.

   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida .  Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido. Pregas triplas arrematadas com botoes.        O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.  

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma soluc