Pular para o conteúdo principal

Cortinas e seus estilos: Cortinas Clássicas.

     Consideramos muito importante para a decoraco do espaco interno, distinguir os diferentes estilos das cortinas, pois como os vestidos, elas também obedem a estilos , onde cada um  tem elementos diferentes que os distinguem.  Este conhecimiento é de muita importancia na hora de escolher o estilo , o tesido, a cor e os acessorios para cubrir a janela.


Cortina de teatro (Wikipedia)


     Para comprender melhor , um exemplo interesante de cortina é do teatro, nela sua composicao inclui  diferentes camadas para criar os efeitos especiaes na cenografía alem de um marco decorativo para apresentar a obra.  Assim também a cortina de um espacio funcional como o lar  leva geralmente varias camadas   para cumplir nao só um efecto decorativo, mais também outras funcoes alem da decoracao.

1820: Desenhos de cortinas
   


     Em nossa breve  historia da cortina,  pudimos comprovar que ela obedece  a estilos determinados segundo as diversas épocas, os cuaes tem diferentes características, esso é lo que veremos nas informacoes de hoje, mais se vocé pode aportar algo  mas para enriquecer este blog, sera muito bem vindo .

   

 


Cortinas  Clássicas .
      
     Estilo Luis XV: Inspiradas no pasado imperial, as cortinas Clássicas  mantem as linhas ostentosas dos palacios , predominan os  drapeados em   finos e encorpados tesidos como jacquard, cetim , seda ou veludos. Os enfeites ficam por conta das ricas pasamanerias: rendas, borlas e pinentes e cordoes.  O material dos varoes é de preferencia a madeira com  acabamentos em ouro velho, natural, tenhida ou em acabado provenzal . As abrazadeiras de cordoes sao o complemeno necessario para amarrar as cortinas nas lateraes, penduradas de ganchos a um metro do chao e no mesmo acabamento dos varoes ou hastes.

    

Cortinas clássicas de cascatas longas



       
As cortinas clássicas podem estar em cualquier espacio, mais por sua imponente beleza chegam a serem centro de interesse.  Elas pidem um mobiliario luxoso  porem podem confeccionarse em tesidos leves como voil para ambientes mais simples e de móvilia leve e contemporáneo . 



   
   Outro detalhe importante é que a sanefa está compuesta de "ondas e cascatas", as ondas ficam no meio e as cascatas  nas lateraes. No caso das ondas, elas estas feitas de pregas que forman um drapeado e as cascatas estam feitas de cinco o mais pregas num tesido geralmente  duplo (forro), as  cascatas podem ter variedade de formas e acabamentos e sua altura  pode ser corta, de  70 cm ; media de 140 cm ou podem chegar ate o chao e medir aproximadamente 210 cm . As "ondas" sempre tem 5 o mais pregas a cada lado e uma sanefa precisa de dois , tres, cinco o mais blondas dependiendo da largura da janela. 





Sanefa Clássica  de cascata media








    Os cores predominantes nos tesidos sao lisos, pois os estampados minimizan o desenho. Podemos sim combinar estampas finas com tesidos coordinados lisos,  por exemplo, usar estampas nas blondas  e forros nas cascatas no tom liso para contrastar . Ou toda a sanefa num color só e os forros das cascatas num cor contrastante ou tom sobre tom.
      Os tesidos debem ter bom caimento e de preferencia trabalhar as ondas em tesido na diagonal , assim aseguramos um belo caimento no drapeado .


Autor da pesquisa e do artigo: Ligia Montoya, Designer de Interiores, especialista em cortinas , Guanacaste, Costa Rica, por mais de vinte anos.

Nota importante: se for usar o texto, não esqueça de fazer referência à fonte, sua honestidade fica exposta quando reivindicamos algo que não nos pertence, valores são construídos, obrigado.
 





Comentários

Postar um comentário

Obrigado por estar aqui, deixe-me seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

Cortinas de pregas.

   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida .  Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido. Pregas triplas arrematadas com botoes.        O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.  

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma soluc