Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre cortinas

     Escrito por Lígia Montoya, Designer de Interiores.


Montagem fotográfico,cortina feita por nos,ano 2010


    As cortinas, parte integral na decoração do espacio interno, tem caraterísticas específicas importantes para eleger de forma correta a melhor solução para nossas janelas. Aproveitando nossa experiencia e paixão por cortinas, quero apresentar a você todo sobre elas.  

     Por ter variedade de usos,   cortinas e persianas influenciam o mundo da moda na decoração de interiores e  torno-se elemento muito valorizado, porem o uso das cortinas debe ser analisado muito antes de decidir tecidos, cores e demais pois até a ubicação da janela é importante; a regra de ouro é " cada caso é um caso". 

     Debemos ter presente sua Função, o Estilo decorativo , o Design,  o Tipo de cortina , o Tamanho da janela, assim como o Tecido, quero dizer: a cor , desenho e textura. 

Do punto de vista do Design de Interiores , eu penso que  a cortina também  reforça o estilo decorativo, valoriza uma paisagem externa, e até pode dissimular um defeito arquitetônico.


Três cortinas, três funções, três desenhos . 
Imagem da internet.

    A ideia do Blog "Visto minha Janela" é que você possa ter diversas informações  na área para fazer uma boa escolha de sua cortina ideal.  Vamos mostrar a evolução das cortinas, a sim como estilos e desenhos, tipos de persianas, tendencias, cores e texturas.  

     Também vamos a apresentar a forma correta na medição das janelas, para o calculo dos tecidos e demais.  O tema de varões e trilhos sera também analisado , assim como novidades que se apresentem no mercado.

Outro assunto muito importante é o uso do vocabulário correto para definir as coisas e é muito bom que no mundo globalizado se fale um mesmo linguajem, principalmente na decoraco, onde as bases seguem sendo as mesmas  Assim respeitamos  inculturalizarmos  em nossas mentes novos termos que muitas vesses conhecemos mais com outro nome , no geral, produto do desconhecimento o simplesmente por costume.

     Estas e muitas dicas serão temas planteados na pagina que enriqueceremos juntos para o bem de todos nos : senhoras do lar, designers,  fabricantes de cortinas e cortineiros e todo aquele que goste do assunto, logrando ambientes melhores com unidade , aconchego e beleza.
         

Cortina de "voile" ou tergal: luminosidade e leveza.
Imagem da internet.
    

    Agradecemos muito sua visita e    deixamos o convite para conhecer todo sobre cortinas nos postagens do seu Blog: "Visto minha janela".

Si deseja copiar do Blog, agradeço desde já mencionar a fonte e o nome do autor do artigo, boa leitura! 

Autor da pesquisa e do artigo: Ligia Montoya, Designer de Interiores

Nota importante: se for usar o texto, não esqueça de fazer referência à fonte, sua honestidade fica exposta quando reivindicamos algo que não nos pertence, valores são construídos, obrigado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História das Cortinas I Parte

     A ideia do uso de cortinas na Europa e América foi importada de Oriente, já em Egito  cortinas e tapetes foram usadas para decorar   paredes; na China e Japão as cortinas fizeram parte importante nas habitações de empeiradores e nobres.      Na Europa, a primeira vez que se usaram estas pecas na decoração  foi num casamento da realeza na Abadia de Westminster na Inglaterra do século XIII,  segundo relata  a historia.   As cortinas acompanham a evolução histórica da Igreja Católica , assim como o design de  móveis, só que ao contrario deles, as cortinas progrediram muito devagar.         Na Idade Média (século V  - XV )  os castelos não ofereciam grande conforto e as janelas, ainda sim  vidros , eram pequenas demais para serem tapadas com tecidos durante o inverno. Castelo Medieval Imagem da internet    No inicio do século XIII o Renascimento   (período entre 1400 e 1649)  toma conta da Europa, com ele as grandes catedrais  

Cortinas de pregas.

   As cortinas de pregas sao de origem francés, tradicionaes no mundo enteiro, oferecem beleza e podem ser usadas majormente nos estilos de decoracao clássica, provencal ,  country  ou comtemporánea.  Nunca pasa de moda pois sempre atrae nosso olhear.   As pregas tem suas variantes: a tripla ou fransesa conhecida tambem erroneamente como americana, a prega dupla e outra quasi desconhecida que é a prega invertida .  Basicamente as pregas triples o duplas se costuram do mesmo jeito,  a prega base divide-se em tres o dois pregas mais pequenas iguaes e se costuram do lado dereito do tesido. Pregas triplas arrematadas com botoes.        O tipo pregas pode ser feito em variedade de tesidos, seja  liso ou estampado. de preferencia debemos usar aquele que tenha  bom caimento. Na hora de calcular o tesido e para uma amplitude boa, a janela  precisa  no minimo de tres veces sua largura , onde cada prega tem entre 10 e 15 cm , separadas a cada 10 cm uma da outra.  

História das cortinas, III parte

  Nos anos 50 a variedade e cualidade dos tesidos "modernos"  a partir de  fibras de poliéster (polyester) criadas nos Estados Unidos é aproveitada na fabricaçao de tesidos como o conhecido voil (voile) ; algumas  cualidades importantes facem dele um tesido versátil como por exemplo que nao amasa, é indeformabel e muito resistente , alem de apresentar infinidade de texturas e  cores diversos .  Desenho clássico de Cortina de voil.    Visando funcionalidade,  as cortinas deslizam por práticos trilhos  de aluminio industrializados desde principios do século nos Estados Unidos; simples,duplos ou tripos, eram encobertos por band ô s de madeira tipo caixa ou sanefas confecionadas no mismo tesido das cortinas.  M ateriaes novos como o aço   deslumbra no design de móveis e  surgem também acessórios  feitos em plástico como por exemplo  argolas para cortinas de banheiro.         Neste período, as persianas horizontaes feitas em aluminio foram tendencia mundial, uma soluc